Quais os principais fatores que prejudicam a aprendizagem?

O aprendizado se inicia desde muito antes de nascermos. Os estímulos do ambiente externo são capazes de chegar até o feto, no útero, e ensiná-lo diversas coisas. Por conta disso, não é incomum que bebês pequenos tenham preferências musicais ou uma certa familiaridade com alguns idiomas, por exemplo. Mas afinal, quais são os fatores que prejudicam a aprendizagem de crianças e adolescentes?

Embora seja um processo natural, alguns pontos podem interferir na assimilação correta das informações e em seu armazenamento no cérebro. Isso traz inúmeras desvantagens, uma vez que a importância do aprendizado vai muito além de boas notas e um excelente desempenho escolar. Ele é, na verdade, essencial para todas as etapas da vida.

Aprendizagem é o nome dado ao processo de retenção de informações em nosso cérebro e a sua posterior atribuição a hábitos e costumes. A aquisição de conhecimentos é feita por meio dos neurônios, com a participação ativa das substâncias químicas denominadas neurotransmissores.

As crianças normalmente aprendem por meio da repetição e da associação. Isso significa que observar o comportamento de adultos é uma forma de aprendizagem. É por isso que é comum vermos os pequenos reproduzindo e associando nossos atos e palavras às suas consequências e respectivos significados.

Continue a leitura e confira os principais fatores que podem atrapalhar a aprendizagem infantil e conheça formas de contorná-los, garantindo o sucesso dos seus filhos!

Fatores nutricionais

Um dos maiores desafios enfrentados pelas autoridades governamentais atualmente é a melhoria da situação nutricional de nossas crianças. Se no passado a alimentação do brasileiro era balanceada e focada em alimentos naturais, hoje o cenário é bem diferente: priorizamos produtos industrializados, especialmente por sua praticidade.

Uma nutrição insuficiente pode acarretar diversas deficiências que prejudicam o aprendizado infantil. Fraqueza, cansaço e lentidão são sintomas bastante comuns. É importante lembrar que nem sempre comer é sinônimo de se alimentar. Pense nisso e descasque mais alimentos ao invés de abrir embalagens!

Fatores ambientais

Embora algumas pessoas consigam funcionar muito bem em meio à bagunça, elas fazem parte de uma minoria esmagadora. Espaços desorganizados e barulhentos dificultam e muito o processo de aprendizado para as crianças.

Por isso, preparar um ambiente de estudos adequado para seu filho é um dos primeiros passos para ver seu rendimento escolar subir. O lugar deve ser limpo, organizado, livre de distrações e silencioso, para que toda a atenção seja voltada aos estudos.

Fatores sociais

Não podemos ignorar a desigualdade social como um dos fatores que interferem na aprendizagem. A falta de recursos e de oportunidades são barreiras inegáveis ao aprendizado de diversos jovens e crianças.

Outro ponto relevante é a desigualdade de gênero, já que vivemos em uma sociedade na qual o machismo ainda é muito presente. Muitas vezes, as meninas são sobrecarregadas com tarefas e têm menos tempo para atingir todo seu potencial na escola. Por isso, devemos lutar pela igualdade em todos os sentidos e garantir oportunidades iguais para todas as crianças.

Fatores familiares

Um ambiente familiar saudável e equilibrado é fundamental para que as crianças aprendam. Situações estressantes e a sensação de constante insegurança que conflitos familiares trazem são extremamente prejudiciais para o emocional dos pequenos.

Sabemos que todas as famílias têm seus problemas e que discussões são inevitáveis. No entanto, é responsabilidade dos pais manter as crianças longe dessas questões e fornecer um espaço seguro para o seu desenvolvimento.

Fatores escolares

Infelizmente, nem sempre as escolas estão preparadas para atender às crianças. Profissionais despreparados e problemas na infraestrutura dificultam o ato de aprender.

Além disso, questões como bullying e outros problemas emocionais oriundos do ambiente escolar não devem ser desconsiderados. Fique sempre atento aos sinais que seu filho demonstra!

Agora que você já conhece os fatores que prejudicam a aprendizagem das crianças, é importante tentar eliminá-los do dia a dia dos pequenos para que eles possam ter um futuro muito mais promissor e repleto de conquistas. Conhece outros pais que podem achar esse conteúdo útil? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que ele atinja muito mais pessoas. Até a próxima!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"