Entenda como seus filhos podem aprender inglês com filmes e séries

Assistir filmes e séries se tornou uma das maneiras mais eficazes e divertidas de aprender uma nova língua, como o inglês — idioma que trataremos aqui. Pois, independente da obra, não há como não aprimorar a escuta, apreender a pronúncia e se entreter ao mesmo tempo.

Portanto, se você é um cinéfilo de carteirinha e quer muito aprender inglês com filmes, una o útil ao agradável e, acompanhe as dicas que elencamos para que você atinja todo o seu potencial! Boa leitura!

Escolha o filme ou seriado de acordo com seu nível de proficiência

O primeiro passo para melhorar o inglês é escolher o filme ou seriado de acordo com a sua proficiência no idioma.

Se você não conhece bem a língua e só sabe o básico, optar por cartoons e filmes infantis é a melhor opção, pois o vocabulário e os diálogos nesse tipo de produção são mais simples.

Se o seu nível é intermediário, o ideal é buscar por séries ou filmes com os quais você já têm familiaridade, isso porque o contexto permite que você assimile melhor o que está sendo dito.

Contudo, se o seu nível for avançado, assistir séries complexas e filmes aclamados pela crítica terão resultado superior durante a aprendizagem, visto que eles tendem a utilizar uma linguagem mais formal.

Se atente a pronúncia

A principal habilidade aprimorada ao assistir um filme ou seriado é, indiscutivelmente, a pronúncia. Pois, como os atores costumam ser nativos, a reprodução da língua é a mais fidedigna possível. Por isso, prestar atenção na pronúncia das palavras é a melhor oportunidade de aprender a falar corretamente.

Então, se você não quer desperdiçar essa chance, fique atento a pronúncia das palavras com as quais você já teve contato em algum momento. Preste atenção à entonação dada, a abertura da boca, o movimento dos lábios e da língua e, por fim, as repita até que o som que você reproduz se assemelhe ao do ator. 

Assista a filmes e séries com e sem legendas

De acordo com um estudo publicado pela revista Meta, assistir filmes com legendas no idioma falado é comprovadamente eficaz para melhorar o nível de compreensão do estudante quanto à língua — exceto quando se trata de um iniciante. 

Por isso, é preciso seguir alguns passos durante a apreensão do idioma, veja:

  1. escolha uma obra de curta duração e a assista com legenda em português, assim você será capaz de compreender o enredo;

  2. repita o mesmo processo, mas troque o idioma da legenda pelo inglês, dessa forma o cérebro associará a história às palavras;

  3. por último, repita o processo sem o auxílio da linguagem escrita. Deste modo, você conseguirá relacionar a história e a escuta.

Com o tempo, seu desempenho melhorará e o processo se tornará natural.

Pesquise as palavras que você não conhece 

Um método simples e desconhecido por muitos estudantes de inglês é a utilização do script durante o processo de aprendizagem. Essa estratégia consiste em pegar um script da série escolhida, grifar as palavras desconhecidas e, por fim, pesquisar cada uma delas.

É importante ressaltar que, ao pesquisar, deve-se evitar a busca pelas traduções diretas no google tradutor, por exemplo. É mais eficiente procurar por imagens que a representem, como confirma o recurso de mnemotêcnica — técnica de estimulação da memória — que favorece a fixação do conteúdo.

Confira as séries mais recomendadas para aprender inglês

Como dito anteriormente, é necessário escolher um filme ou série de acordo com a sua proficiência. Para ajudá-lo nessa decisão, fizemos uma seleção de seriados especialmente para você, acompanhe:

  • Friends e How I Met Your Mother — indicada para adultos iniciantes;

  • Eu a patroa e as crianças e Todo Mundo odeia o Chris — indicada para pré-adolescentes e adolescentes iniciantes;

  • Grey’s Anatomy — indicada para adultos de nível intermediário;

  • House, How to Get Away With Murder e Games of Thrones — indicada para adultos de nível avançado.

Diante dessas informações, fica evidente que aprender inglês com filmes e séries complementa os estudos de forma bem mais divertida. Nossas dicas foram úteis?Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas como estas. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"