Conheça 5 atividades extraclasse que ajudam no desempenho escolar

A escola é essencial para aprender sobre diversas áreas de conhecimento, não podemos negar. Porém, o ambiente escolar trabalha com cronogramas muito apertados, com aulas baseadas em exposição, vários exercícios e tarefas de casa.

Mesmo sem generalizar, é comum que alunos se cansem da forma de ensino e, ao chegar em casa, não tenham motivação para continuar os estudos. É aí que atividades extraclasse entram, com objetivo de motivar o desenvolvimento pessoal e acadêmico, ampliar as experiências e, ao mesmo tempo, oferecer práticas que despertem o interesse do estudante.

Para entender os benefícios das atividades extraclasse, conheça 5 opções que ajudam no desempenho escolar do seu filho e, ainda, podem animar a rotina do aluno!

1. Atividades teatrais

O teatro é importante tanto para o espectador quanto para os atores. Ao ver uma peça de teatro, a criança ou adolescente trabalha com a imaginação, senso crítico, atenção e concentração. Apresentar peças interessantes é sempre uma boa pedida para abrir um parêntese na rotina e, ainda assim, oferecer conteúdo de qualidade que trabalhe aspectos considerados importantes nos jovens.

Como ator, quem opta por aulas teatrais trabalha com pontos que influenciam tanto no desempenho escolar, quanto nas características da personalidade, como:

  • senso criativo;
  • respeito ao espaço e ideias do próximo;
  • autonomia e fluidez para falas e performance;
  • quebra de barreiras pela timidez.

Atividades artísticas no geral desenvolvem maior sensibilidade, criando empatia pelo próximo, melhorando a comunicação e ampliando a visão crítica do mundo ao seu redor.

2. Lutas marciais

Não é de hoje que ouvimos falar sobre lutas marciais e seus benefícios para a disciplina dos jovens. Optar por aulas de judô, kung fu, karatê e vertentes similares prepara o aluno para:

  • se concentrar melhor no dia a dia;
  • lidar com conflitos de forma mais equilibrada;
  • ter respeito ao próximo e mais velhos;
  • desenvolver humildade e vontade de crescimento.

Além disso, as lutas trabalham o condicionamento físico e ensinam defesa pessoal, muito importante para se proteger futuramente!

3. Aulas de informática e tecnologia

Com a juventude tão conectada atualmente, é estranho pensar na opção de aulas de informática. Porém, há muitos cursos direcionados para aspectos específicos da tecnologia, que equilibram jogos online e redes sociais com ensinamentos mais técnicos.

Exemplos disso são aulas que ensinam a mexer em ferramentas do pacote Office, como Power Point e Excel, essenciais para apresentações escolares e, ainda, muito reconhecidas no mercado de trabalho, preparando o jovem desde já.

4. Esportes coletivos

Atividades esportivas são ótimas para a saúde e qualidade de vida, trabalhando com o condicionamento físico. Além disso, desenvolvem senso de coletividade, espírito competitivo, autonomia e direcionam da energia para o esporte.

São ótimas opções para alunos hiperativos ou que precisam trabalhar com a timidez, oferecendo um ambiente de contato com colegas que deverão trabalhar em equipe, entender os pontos fortes e fracos de cada um e, ainda assim, ter voz para estratégias e atuação no campo. Exemplos de esportes coletivos que podem ajudar o estudante são: futebol, natação, vôlei, beisebol, tênis, etc.

5. Aulas de idioma

Como atividades extraclasse, as aulas de idioma são opções muito aderidas pelos jovens. Afinal, além de ajudar o aluno a vivenciar outros ambientes de aprendizado, desenvolver a responsabilidade e compromisso, a língua estrangeira conta muito no sucesso futuro, sendo um diferencial em provas de bolsa, vestibulares e até mesmo em propostas de emprego.

Uma dica é conversar com o jovem e identificar um idioma que possui mais interesse, porém, respeitando seu tempo de aprendizado e vontades. Tome cuidado para não somar as aulas de idioma com uma rotina pesada para o jovem, vale a pena pesquisar escolas que trabalhem de forma lúdica ou que oferecem suporte diferente, como plataformas online ou recursos compatíveis ao perfil do aluno.

As atividades extraclasse desenvolvem características pessoais que interferem muito no aprendizado e comportamento escolar. Achar uma opção que seja adequada com a rotina e perfil do estudante garante melhor aproveitamento de todas as suas atividades do dia a dia, além de formar ótimos aspectos de personalidade e trabalhar com o amadurecimento e coletividade logo na infância e adolescência.

Gostou das ideias sobre atividades extraclasse? Que tal mostrar para todos os seus amigos? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"