Confira agora os (x) melhores livros para educar os filhos

Os pais são de suma importância para o desenvolvimento das crianças, pois são eles que ensinam, praticamente, tudo o que elas precisam saber para se relacionar com as demais pessoas e com o mundo. Os pequenos são como esponjas, ou seja, absorvem tudo que observam ao seu redor.

Além de dar afeto, carinho, compreensão e amor, também é importante estabelecer limites para o próprio bem deles. Se você tem dificuldades com isso, uma alternativa é buscar ajuda nos livros para educar os filhos, que servem como suporte tanto para os iniciantes quanto para quem já tem experiência.

Quer saber como lidar da melhor forma possível com aquela birra que a criança faz ou ensiná-la a importância de poupar dinheiro? Conheça abaixo quais são os livros que lhe ajudam nessa missão!

1. Crianças Francesas Não Fazem Manha, de Pamela Druckerman

Dar limites para os filhos é uma das maiores dificuldades dos pais, principalmente, para os de primeira viagem, visto que o primeiro instinto é sempre agradar o pequeno. Em ‘’Crianças Francesas Não Fazem Manha’’, um best-seller mundial, é possível aprender que amar também é educar.

Nessa obra, você encontra um diagnóstico do modelo de educação aplicado nos lares franceses, baseando-se nas necessidades e interesses, se diferenciando do modelo americano, em que a criança se torna o centro das atenções e decisões, o que, ao longo do tempo, faz com que os pais percam o controle da educação.

O livro ajuda os pais a estabelecerem limites e distribuir deveres, o que ajuda o pequeno a crescer com senso de responsabilidade.

2. Limites Sem Traumas, de Tania Zagury

Muitos pais se veem em uma sinuca de bico quando precisam colocar ordem nos filhos, pois não sabem como fazer isso de maneira firme, sem cometer atitudes que podem traumatizá-los posteriormente.

No livro ‘’Limites Sem Traumas’’, você pode compreender como atuar na educação de crianças e adolescentes, mostrando uma postura que inspire respeito, mas sem causar problemas psicológicos.

A autora, que também foi uma das primeiras a trabalhar com o conceito de ética como embasamento para educar, representa nessa obra a tese de que a ‘’liberdade total’’ é prejudicial para a educação dos filhos, visto que essa prática faz com que ele enfrente problemas sociais e com a sua própria felicidade, uma vez que não saberá lidar com as frustrações, algo pelo qual todo o ser humano passa e que é fundamental para a nossa construção moral.

3. Como Criar Filhos Financeiramente Inteligentes, de Eileen e Jon Gallo

Se você quer criar filhos que pensam no futuro, isso deve começar desde cedo. Para melhor orientar a sua criança em relação a dinheiro, uma opção é ler o livro ‘’Como Criar
Filhos Financeiramente Inteligentes’’, que ensina como estimulá-la a lidar com ele de forma tranquila e saudável.

O livro trabalha os padrões familiares que impactam a vida dos filhos quando se tornam adultos. Por exemplo, se os pais gastam muito mais do que ganham e levam uma vida cheia de dívidas, dificilmente, os seus filhos terão um comportamento diferente desse, pois estão absorvendo esse modelo de conduta desde a infância.

A obra não trata de ser rico ou ensinar o seu filho a ser milionário, mas sim, de ajudá-lo a administrar o seu dinheiro pensando sempre em sua segurança e estabilidade, independentemente da quantia que possuem.

A educação de uma criança é sempre complexa, exigindo muito cuidado e amor para conseguir fazer o que é certo para ela e para os pais. Com o auxílio dos livros para educar os filhos, você pode tornar essa responsabilidade mais simples e eficiente.

Não sabe o que fazer para que o seu filho goste de português e tenha um bom rendimento nessa disciplina? Veja como você pode ajudá-lo neste post! Boa leitura!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"