Confira 4 maneiras de estimular a criatividade infantil

Um dos melhores métodos de aprendizagem é estimular a criatividade infantil. No entanto, esse estímulo é comumente deixado de lado por acreditarmos que as crianças sejam criativas por natureza.

Embora isso seja verdade, o avanço tecnológico tem contribuído para a diminuição do potencial criativo dos pequenos. Por isso, é importante trabalhar essa questão para que eles obtenham um bom desempenho em suas vidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais sobre a criatividade infantil, além de conferir ótimas dicas de como estimulá-la desde cedo!

O que é a criatividade?

É um termo que, de certa forma, não possui um conceito definitivo. A própria abrangência do seu significado pode ser utilizada para explicá-lo. No geral, é conhecida como uma característica psicológica dos seres humanos, relacionada com as palavras ‘’imaginação’’ e ‘’inovação’’.

Pessoas consideradas criativas são aquelas que mais se destacam em suas áreas de atuação e são capazes de criar coisas completamente novas ou adaptar e fazer melhorias às já existentes. Por isso, a adaptabilidade é uma característica também bastante atribuída aos criativos.

Qual é a sua importância para a nossa vida?

Ela é um dos pontos mais relevantes da formação e desenvolvimento dos seres humanos, sendo responsável direta ou indiretamente por todas as inovações feitas até hoje.

Além disso, essa característica possibilita a existência da arte, tão importante como instrumento histórico e fonte de entretenimento. Ela tem, portanto, ligação com as relações humanas e a formação da sociedade. Em outras palavras, podemos dizer que a criatividade é a razão pela qual chegamos onde estamos.

Por fim, há a importância individual da criatividade. Pessoas criativas são mais bem-sucedidas e aprendem muito mais rápido. Por isso, estimulá-la garante melhores desempenhos escolares e um futuro muito mais promissor para as crianças.

Como estimular a criatividade infantil?

1. Aproveite a fase dos porquês

A criatividade e a curiosidade andam, inegavelmente, lado a lado e as crianças são extremamente curiosas. Em vez de repreender e diminuir as questões que afloram na fase dos porquês — que ocorre entre os 2 e 3 anos — por que não incentivá-las?

Essa etapa da vida das crianças é fundamental no desenvolvimento de pontos como a identidade e personalidade. Por isso, ao estimular as perguntas, estamos moldando adultos inteligentes e mais capazes.

2. Incentive o interesse pelas artes

Você certamente já ouviu falar sobre Albert Einstein, um dos maiores gênios que o mundo já conheceu, certo? Para ele, que possuía uma ligação muito forte com as artes (especialmente com a música), a imaginação é mais importante do que o conhecimento.

Nem todos seguirão os passos de Einstein, mas uma coisa é certa: a educação artística faz maravilhas para a educação infantil. Por isso, é muito importante incentivar o interesse dos pequenos em uma ou mais das diversas áreas possíveis: desenho, pintura, música, literatura, teatro ou dança.

3. Use e abuse dos jogos de montar

Os bloquinhos de montar são brinquedos atemporais, que atraem crianças de todas as faixas etárias (e alguns adultos também). Em tempos extremamente tecnológicos, desplugar a criançada e estimular atividades lúdicas que explorem os 5 sentidos é um grande diferencial.

Além deles, massinhas e quebra-cabeças são excelentes ferramentas para estimular a criatividade, desenvolvendo a consciência espacial, a resolução de problemas e ajudando-os a pensar mais matematicamente.

4. Faça brincadeiras ao ar livre

Pare o que está fazendo e pense um pouco sobre as memórias preferidas da sua infância. Certamente boa parte delas envolve atividades ao ar livre, não é? Que tal resgatar um pouco da criança que há em você e levar seu filho para brincar um pouco lá fora?

Além dos benefícios para a saúde (a deficiência de vitamina D e o crescimento da obesidade entre as crianças é um problema bastante sério), esse tipo de diversão estimula muito a criatividade, já que é aberto um mundo completamente novo de possibilidades.

Viu como é fácil estimular a criatividade infantil e garantir uma educação muito mais completa para o seu filho? Essa inclusão contribui para um tempo de qualidade em família e pode ser extremamente divertida para todos os envolvidos.

Compartilhe estas dicas em suas redes sociais e ajude outros pais a descobrirem como estimular a criatividade das crianças!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"