Como lidar com filhos desobedientes? Confira 4 dicas infalíveis

Você e sua família decidem fazer um passeio no shopping e o clima está tranquilo até que seu filho pede um brinquedo novo e você, por um motivo qualquer, decide não comprá-lo. Ao ser contrariada, a criança começa a fazer um escândalo se jogando no chão, não adiantando seus pedidos para que ela se levante e se acalme.

A verdade é que a indisciplina é um comportamento bastante comum entre os pequenos. Mas, você sabe como lidar com filhos desobedientes? Não existe um manual de instruções que ensine pais e mães a serem perfeitos. Entretanto, as nossas dicas do post de hoje podem ajudá-los a contornar situações como esta. Confira!

1. Estabeleça limites e regras

Desde pequena, a criança deve entender que a convivência em sociedade é regida por regras. Há os comportamentos que são aceitos, outros que são toleráveis e os completamente inadequados.

Fazer com que o pequeno tenha essa noção é um dever de quem educa. Por isso, você deve estabelecer limites bem definidos, deixando bem claro quais serão as consequências em caso de desobediência.

Por outro lado, a aposta no diálogo é fundamental: algumas vezes, a birra tem motivo. Se ele, por exemplo, se recusa a fazer a lição de casa, a resistência pode estar relacionada com uma rejeição a determinada matéria. Você já pensou nisso?

2. Elimine as divergências com seu parceiro

É natural que haja divergência de opiniões entre um casal. Mas, quando se trata da educação de um filho, é muito importante que pai e mãe cheguem a um consenso sobre as melhores decisões a serem tomadas em cada caso.

Em hipótese alguma, um deve desautorizar o outro, ou seja, se o pai proibiu a criança de sair de casa, a mãe não pode conceder a permissão, por mais insistentes que sejam os apelos. Se o herdeiro perceber que os pais não falam a mesma língua, certamente usará isso a seu favor.

3. Reconheça o bom comportamento e dê o exemplo

Se a desobediência merece uma retaliação — o que não significa castigo físico em hipótese alguma —, o bom comportamento também precisa ser reconhecido. Mas não se trata, necessariamente, de praticar a educação compensatória.

Nesse contexto, vale fazer um elogio, preferencialmente em público. Mostre à criança que ela conquistará seus objetivos mais facilmente quando cumprir com suas responsabilidades.

Mantenha um ambiente familiar estruturado e lembre-se de dar o exemplo, já que a criança tende a reproduzir o comportamento de seus parentes mais próximos, especialmente daqueles que moram na mesma casa.

4. Exerça o controle e conduza a situação com serenidade

Nossa última dica sobre como lidar com filhos desobedientes é para os casos em que a criança continua insistindo em fazer birra: exerça e controle a qualquer custo.

Nem sempre é fácil, mas não pense em perder a paciência e se “igualar” à criança. Nada de agir por impulso e começar a berrar também, caso contrário, você só dará mais munição para que o mau comportamento continue.

Gostou do nosso manual que ensina a como lidar com filhos desobedientes? Compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outros pais que precisam enfrentar os ataques de rebeldia de seus pequenos. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"