Aprenda a montar um cronograma de estudos para seu filho

Você costuma acompanhar em casa os estudos e deveres de casa do seu filho? Incentivar o reforço escolar, criando o hábito de rever conteúdos vistos durante as aulas no conforto do lar só traz benefícios para o aluno, e os resultados certamente são comprovados no boletim. 

Criar uma rotina e um ambiente propício para os estudos representa um ponto crucial para os pais, mesmo na correria do dia a dia. No entanto, com um planejamento prévio e com a devida organização, você conseguirá acompanhar de perto o desempenho escolar do seu filho por meio de um cronograma de estudos. 

Mas, como montar um bom cronograma de estudos para o filho? Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para ajudá-la na preparação e execução dessa nova rotina. Confira!

1. Converse sobre o cronograma com o seu filho

Explicitar a importância do estudo em casa é o primeiro passo para o estabelecimento do cronograma. Crianças e jovens podem ser dispersivos, mesmo aqueles mais aplicados às lições. Sendo assim, explique claramente que estudar em casa pode ser trabalhoso, mas que trará muitas vantagens. 

Caso precise, peça apoio aos professores e ao resto da família para deixar claro que o hábito é importante. 

2. Defina os horários de estudo e respeite-os religiosamente

O reforço escolar deve estar integrado à rotina do seu filho, mas sem atrapalhá-la. Anote todos os horários que fazem parte da rotina dele, considerando aulas, cursos, refeições e lazer, para, assim, encontrar aquele momento que será reservado diariamente para os estudos. 

Se esse horário se encaixar com a sua rotina, melhor ainda. Caso isso seja difícil, uma dica é criar um canal de comunicação entre vocês para facilitar o acompanhamento dos estudos: que tal passar exercícios objetivos e pedir pra ele enviar as respostas via mensagem de texto? Você pode conferi-las com um gabarito e passar os resultados na hora. Para ele, a tarefa será divertida como um jogo.

3. Estabeleça as tarefas

Ao montar o cronograma de estudos para o seu filho, cada dia da semana pode ser dedicado a uma disciplina. Se combinar com a grade de matérias da escola, melhor. Assim, ele estudará aquilo que aprendeu no mesmo dia, reforçando ainda mais o conteúdo. 

4. Escolha o lugar ideal

Monte o cronograma, imprima-o e fixe no local de estudos. Para escolher esse local, pense no ambiente mais silencioso e livre de distrações possível. Se muitas pessoas vivem na sua casa, pode ser melhor que ele estude no quarto. No entanto, certifique-se de que televisões, video-games e outros aparelhos eletrônicos permaneçam desligados. O mesmo vale para outras distrações.

Caso possível, uma dica é estabelecer a cada dia um local diferente para a sessão de estudos. Isso vai tirar seu filho da zona de conforto e da rotina, refletindo no aprendizado.

5. Repasse os conteúdos você também

Este pode ser um grande desafio para os pais, mas, com certeza, recompensador. A sua época de escola passou há muito tempo. Hoje, sua rotina é atribulada, com trabalho, casa, família e vida particular para conciliar. Sendo assim, parar tudo para reler os livros didáticos de seu filho parece impossível e improvável.

Mas essa não é a sua única opção. Você conhece as videoaulas disponibilizadas na internet? Elas são uma alternativa ágil de rever alguns conteúdos mais difíceis. Envolva também outros familiares: se o seu marido, pai, mãe ou irmão são craques em uma área, peça uma ajuda. Seu filho certamente se sentirá muito mais motivado. 

Montar cronograma de estudos para o filho é um dos primeiros passos para a garantia de uma vida escolar mais qualificada e para um futuro promissor. Agora que você já conhece o passo a passo de como elaborar um bom cronograma, que tal colocá-lo em prática? Os bons resultados no boletim de seu filho certamente serão grandes incentivos!

Para ficar sempre por dentro de conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"