6 filmes sobre história que você pode assistir com seus filhos

Você sabia que o cinema é uma maneira divertida de auxiliar seu filho com os estudos? Filmes sobre história podem complementar o conteúdo aprendido com a escola, os livros didáticos e o reforço escolar

O processo de aprendizagem fica muito mais fácil quando deixa de ser obrigação e se torna uma atividade prazerosa. É preciso que o aluno entenda história para além de decorar datas e nomes, possa conectar o passado com sua realidade presente. 

Para construir essa ponte não basta a obra tratar de fatos ou personagens importantes, mas ela também precisa ser instigante, estimulante e envolvente para quem a assiste. Precisa “prender” o espectador, fazendo-o mergulhar naquele universo.

Sabemos que filmes históricos (especialmente os mais antigos) nem sempre conseguem capturar a atenção dos adolescentes de hoje em dia, por isso aqui vai uma lista de 6 ótimas estórias sobre a história:

1. Cruzada (2005)

No século XII, um ferreiro herda título de nobreza e tenta a todo custo estabelecer paz no reino de Jerusalém, Terra Santa historicamente disputada por muçulmanos, judeus e cristãos. 

Tema: Idade Média, Guerra Santa.

2. Maria Antonieta (2007)

Maria Antonieta se casa com o príncipe francês Luís XVI e precisa se adaptar à nova vida burguesa, numa França politicamente instável. 

Tema: Iluminismo, Revolução Francesa.

3. 12 Anos de Escravidão (2014)

Em 1841 nos Estados Unidos, um violinista negro, nascido livre em Nova York, é sequestrado para trabalhar como escravo na Louisiana durante 12 anos.

Tema: Abolição da escravatura, Guerra Civil Americana.

4. A onda (2008)

Um professor de ensino médio propõe um experimento para que seus alunos entendam como funciona um regime ditatorial, mas a situação toma proporções incontroláveis.

Tema: TotalitarismoFascismo.

5. Olga (2004)

Olga Benário é uma militante comunista no Brasil na Era Vargas. Presa em 1936 com seu marido Luís Carlos Prestes, é deportada grávida para um campo de concentração da Alemanha Nazista.

Tema: Estado NovoGetúlio Vargas.

6. Adeus Lênin (2003)

Uma comunista convicta entra em coma pouco antes da queda do Muro de Berlim. Quando ela desperta, seu filho teme que não consiga lidar com as mudanças políticas e precisa fingir para a mãe que nada aconteceu no mundo. 

Tema: Guerra FriaUnião Soviética.

Os filmes ficcionais sobre a História muitas vezes trazem uma versão mais dramatizada dos fatos, por isso não substituem o ensino de sala de aula. Eles contribuem dando sentido ao que se aprende na escola e mostrando que aquilo também pode ser prazeroso.

A história é um campo fértil em narrativas e você pode sempre cultivar o gosto por ela através de interesses específicos do seu filho. Ele gosta de esportes? Tecnologia? Artes? Sempre haverá um filme que trate desses assuntos.

Exemplos: Invictus, O Jogo da Imitação, Estrelas Além do Tempoetc. O importante é instigar o interesse pela história. Boa sorte na pesquisa!

Lembre-se de que pais e mães são os primeiros professores que os filhos têm, e existem muitas maneiras de se contribuir com o aprendizado deles. Educação e conhecimento são as heranças mais valiosas.

Gostou? Para mais dicas, assine nossa newsletter e fique por dentro!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"