5 dicas para montar um ambiente de estudos para seu filho em casa

Pensar na educação dos filhos é justamente planejar o futuro deles. Para isso, os pais escolhem boas escolas, os melhores materiais didáticos e procuram ótimos professores.

Um ponto muito relevante, porém pouco pensado, é o espaço de estudo que as crianças têm dentro de casa. Esse espaço pode ser um grande aliado para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, ao chegar em casa, eles precisam reforçar o que aprenderam na escola.

Mas como organizar um lugar adequado? Confira neste texto 5 dicas para montar o ambiente de estudos ideal para seu filho!

1. Procure um espaço que seja bem ventilado 

O lugar de estudo deve ser confortável, e uma boa ventilação interfere muito nisso. Imagine o quanto seu filho pode ficar incomodado em um local abafado?

Defina um lugar de estudos que seja bem arejado, preferencialmente com ventilação cruzada, onde a corrente de ar circule entre portas e janelas. Esse tipo de ventilação reduz bastante a necessidade de usar ventilador e deixa o ambiente com uma temperatura agradável. 

2. Instale a iluminação de forma homogênea

Estudar em um lugar muito escuro pode comprometer a visão do seu filho. No local dedicado aos estudos instale as lâmpadas de forma que ocorra uma iluminação uniforme, evitando formar sombras. Uma boa dica é que a lâmpada de teto fique posicionada atrás da cabeça da criança, para que a luz não incida de forma direta sobre os olhos.

Dê preferência à luz natural, já que grande parte do tempo de estudo do seu filho será durante o dia. Utilize cortinas de tecido leve e de cores claras, assim a luz vai se espalhar por todo o cômodo e não incomodará a visão da criança. 

3. Pinte parte do local com cores estimulantes

As cores influenciam diretamente no nosso desempenho cognitivo. Por exemplo, o laranja estimula o raciocínio lógico, enquanto tons de azul-claro nos trazem relaxamento.

Para o canto de estudo do seu filho, prefira utilizar tons alaranjados, amarelos ou violeta, que são cores motivacionais. No entanto, pinte apenas uma parede ou alguns detalhes do local com a cor escolhida, pois o estímulo exagerado pode ser prejudicial. 

4. Deixe o lugar bem organizado

Para que seu filho renda nos estudos é essencial que o lugar aonde ele vai se dedicar a essa atividade seja organizado. Até porque ele não pode perder tempo procurando o material escolar. 

Separe uma estante ou uma caixa organizadora e divida cada parte para materiais distintos. Se puder coloque uma etiqueta indicando o que deve ser guardado ali. Assim, a criança aprende a ter senso de organização e consegue encontrar seus materiais com facilidade. 

5. Evite objetos de distração no ambiente

Estudar ao lado de uma televisão ligada não vai funcionar muito bem. Por mais motivadas que estejam, as crianças são vulneráveis a distrações. 

Deixe no local de estudos do seu filho apenas objetos que ele precisa usar. Videogame e televisão devem ficar em outro cômodo e, de preferência, desligados enquanto a criança estuda.

Essas foram algumas sugestões para montar um ambiente de estudos adequado para as crianças. Depois que estruturar o local ideal, que tal ajudar seu filho em um trabalho escolar? Você pode estimular a organização e acompanhar de perto o desempenho dele.

E aí, já tem uma ideia de como começar a montar o cantinho de estudos? Conte para a gente deixando seu comentário aqui neste post!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"