5 dicas de como incentivar a leitura dos filhos

A leitura é um hábito importante para a vida de qualquer pessoa. Essencialmente, as crianças precisam ter contato com essa prática de forma regular, para que desenvolvam a linguagem e outras capacidades cognitivas. Nesse sentido, incentivar a leitura dos filhos é fundamental.

Quando os pais mostram a importância da leitura, os filhos logo se apaixonam por esse hábito, o que pode ajudar inclusive na motivação das crianças para estudar.

No entanto, pode parecer difícil introduzir as primeiras leituras ao filho. Como fazer? Acompanhe este texto e conheça 5 passos para estimular o hábito de leitura nas crianças. Confira! 

1. Comece desde cedo

Para alguns pais, parece loucura pegar um livro e ler uma história para uma criança que ainda nem começou a falar. Na verdade, começar a ler para seu filho desde cedo é um passo fundamental.

Ao ouvir o texto lido por você, a criança aprende padrões de discurso e inicia o desenvolvimento da linguagem. Além disso, ela já começa a se acostumar com o seu hábito de leitura.

2. Mostre que você tem o hábito de ler

As crianças, principalmente as mais novas, aprendem muito por imitação. Ou seja, elas formam parte de seu comportamento a partir do que veem os pais ou outras pessoas influentes em seu cotidiano fazerem. Nesse sentido, é importante você ler na presença de seu filho.

Quando ele estiver mais crescido, explique e apresente a ele o que você está lendo. Isso ajuda a despertar a curiosidade da criança e consequentemente o interesse pela leitura.

3. Leia junto com seu filho

Agora que seu filho já começou a ler algumas palavrinhas, não vá deixar ele sozinho no canto _ aproveite para ler com ele. Leia alguns trechos e peça para a criança ler outros.

Essa interação é importante para desenvolver a atenção e corrigir a pronúncia das palavras.

4. Deixe que a criança escolha os livros

Durante a vida o seu filho provavelmente terá que ler algo que não goste tanto, na infância, porém, você deve apresentar a leitura como ato de escolha. Ou seja, em vez de você mesmo trazer os livros para a criança, convide-a para passear em uma biblioteca ou livraria e escolher o que ela quiser. Assim, ela entenderá que a leitura é um hábito prazeroso e terá mais disposição para se aventurar por outras obras.

5. Dê recompensas após a leitura completa

A motivação é essencial para que um hábito seja reforçado. Principalmente no sentido de evitar que criança abandone um livro pela metade.

Peça para que ela escolha um livro e quando terminar ofereça um prêmio. Pode ser outro livro, um passeio no parque, um brinquedo, até mesmo um elogio. Só não deixe de fazer com que a criança perceba que a leitura é algo importante, que só trará benefícios.

Essas foram algumas sugestões de como incentivar a leitura dos filhos. Para melhorar ainda mais, você pode conversar com seu filho sobre os livros que ele já leu ou indicar boas leituras para complementar o aprendizado enquanto o ajuda em um trabalho escolar.

E aí, que autor infantojuvenil você gostaria de apresentar ao seu filho? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"