4 perguntas que os pais precisam fazer aos professores dos filhos

Você chega a casa e seu filho entrega um aviso da escola: convite para a reunião de pais. Essa é uma ocasião que muitos pais ignoram, mas é de extrema importância para acompanhar o desempenho do filho na escola. Para que essa reunião seja melhor aproveitada, é preciso saber que existem perguntas que os pais precisam fazer aos professores a fim de receber um feedback preciso e construtivo.

Quer saber como? Conheça neste texto 4 perguntas essenciais que devem ser feitas aos professores. Saiba a informação importante que cada uma pode oferecer.

1. Meu filho participa das aulas?

Frequentar as aulas e entregar as tarefas em dia não necessariamente demonstram que seu filho está indo bem na escola. Participar ativamente das aulas é importante para indicar que o estudante tem interesse sobre o tema, pesquisa o assunto e está refletindo sobre ele. Esses passos são fundamentais para garantir o aprendizado.

Dito isto, pergunte ao professor o nível de participação do seu filho nas aulas. Passe a saber se ele elabora questões e interage com os colegas. Afinal, a sala de aula é um espaço para construção coletiva do saber.

2. Como meu filho se relaciona com colegas, professores e escola em geral?

Essa questão pode dar diversos sinais importantes sobre o comportamento do seu filho. Por exemplo, indicar se ele possui déficit de atenção ou outros motivos pelos quais justificam uma eventual queda no rendimento escolar.

Sendo assim, tente saber do professor como seu filho se integra à escola. Questione como ele se comporta na hora do recreio, durante as atividades em grupo e brincadeiras no pátio. Repare também se ele se sente à vontade com a equipe da escola, formada por professores, coordenadores e demais funcionários.

3. Qual a rotina da escola em relação às tarefas?

Muitas escolas têm uma rotina de atividades bastante intensa. Tarefas para casa, provas e apresentações de trabalho preenchem o dia do seu filho. No entanto, muitas vezes, a criança não tem condições de lidar com isso sozinha.

Por isso que saber sobre a rotina imposta pela escola ajuda a organizar o cronograma de estudos. Com essas informações, você terá mais condições de auxiliar seu filho nesse processo. Converse com ele e demonstre apoio na hora de resolver as tarefas escolares.

4. Ele necessita tempo extra para terminar as suas tarefas?

Ao elaborar uma atividade, o professor estipula um prazo de conclusão de acordo com a média de desempenho dos alunos. Muitas vezes seu filho pode estar abaixo dessa média.

Nesse sentido, é importante perguntar se ele tem requerido mais tempo para finalizar as tarefas. Em caso positivo, isso pode significar que o professor precisa reavaliar o tempo dado. Ou então, o aluno deve ser avaliado com mais critério a fim de verificar se não há dificuldade de aprendizado do conteúdo.

Se esse último caso for comprovado, mudar a metodologia, por exemplo, apostando na tecnologia das videoaulas online pode garantir maior engajamento do aluno com o conteúdo. E o resultado vai ser matéria aprendida e rendimento positivo nas tarefas.

Essas foram algumas perguntas que os pais precisam fazer aos professores. Agora que você sabe todas essas, que tal espalhar essa informação para outros pais? Compartilhe este texto nas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"