3 dicas para ajudar seu filho na lição de casa

Todos aqueles que convivem com crianças em idade escolar estão cansados de saber que o momento de realizar as tarefas solicitadas em casa pode ser um pouco complicado. Por isso, ajudar na lição de casa deve fazer parte da rotina dos pais.

Por serem extremamente agitados e curiosos, pode ser difícil manter o foco dos pequenos e fazê-los realizar as tarefas corretamente. Ainda mais hoje em dia, quando até as crianças pequenas estão constantemente conectadas à tecnologia, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um post repleto de dicas para auxiliar os pais no processo de aprendizagem de seus filhos, focando no momento das lições de casa. Vamos conferir?

Qual é a importância das tarefas feitas em casa?

O primeiro passo para a realização adequada das lições de casa é entender a sua relevância. É bastante comum que surjam uma certa ‘’preguicinha’’ por parte dos alunos e várias dúvidas por parte dos pais. Afinal, por que passar tarefas para serem feitas em casa se todo o conteúdo é trabalhado durante as aulas?

Além do reforço das matérias vistas na classe e da realização de exercícios para a fixação das informações, as lições de casa estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades nos estudantes, como:

  • autoaprendizagem;
  • disciplina;
  • foco;
  • concentração;
  • reflexão;
  • responsabilidade.

O mundo real não perdoa e, por isso, é necessário que as crianças desenvolvam tais capacidades desde cedo, para que estejam preparadas no futuro. Elas serão extremamente úteis para todos os campos da vida, sejam eles sociais, sejam eles profissionais.

Como ajudar na lição de casa?

Como podemos perceber, esse momento é importantíssimo para o desenvolvimento das crianças e isso significa que é recomendável que os pais participem e estimulem os filhos. Assim, confira algumas dicas de como você pode ajudar mesmo tendo uma rotina corrida!

1. Crie um ambiente tranquilo para os estudos

É difícil trabalhar em meio ao caos e à bagunça, certo? Fazer as lições de casa em um espaço desorganizado também é, e isso pode prejudicar o desempenho infantil. Por isso, separe um cantinho especial para que seu filho possa estudar.

Uma mesa de altura adequada e uma cadeira apropriada são essenciais, além da iluminação confortável para os olhos. Além disso, deixe tudo de que ele precisará ao alcance de suas mãos, evitando saídas desnecessárias para procurar materiais e a perda da concentração.

2. Minimize as distrações

Essa dica é um complemento do tópico anterior. A procrastinação não é, infelizmente, uma característica exclusiva dos adultos e também pode atingir as crianças. Por isso, o ambiente de estudos deve ser completamente livre de distrações.

Deixe a televisão longe e o celular desligado, de preferência em outro cômodo. É importante que o momento da lição de casa seja dedicado apenas para isso. Reforce que há um momento para tudo e que, após completar as tarefas, o momento de lazer poderá começar.

3. Dê dicas, mas deixe que ele faça a lição sozinho

Lembre-se de que ajudar não é, em hipótese alguma, fazer as lições pela criança. Embora possa parecer uma saída mais fácil, isso trará inúmeros prejuízos para o aprendizado do pequeno, que não saberá exatamente como fazer os exercícios na escola e não desenvolverá suas habilidades da forma adequada.

Estimule o raciocínio e dê dicas práticas, mas sempre mantendo a distância. O papel dos pais, nesse momento, é mostrar apoio e encorajar o senso crítico e o pensamento da criançada. Em caso de erros, transmita tranquilidade e jamais repreenda com rispidez.

Viu só? Ajudar na lição de casa não precisa ser um problema. É possível transformar esse momento em uma experiência positiva e ainda aproveitá-lo para passar um tempinho extra com as crianças. Com um pouco de paciência, fazer as tarefas será muito mais simples!

Para conferir mais dicas de aprendizado para as crianças, confira nosso post especial sobre o ensino de inglês com o uso de filmes e séries. Até a próxima!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"