3 dicas para acompanhar a vida escolar do filho sem exageros

Bullying na escola, incompatibilidade da criança com o sistema de ensino e carência nutricional. Esses são alguns dos motivos pelos quais o seu filho pode não estar se dando bem na escola. Em alguns casos, ele não vai dizer a você o que está acontecendo ou a coordenação da escola ainda não está a parte da situação. Assim, é muito importante acompanhar a vida escolar do seu filho.

Essa prática ajuda na precaução de problemas de convivência na escola, a melhorar as notas e também no engajamento das crianças com os estudos. No entanto, a forma de cobrar o cumprimento de tarefas escolares pode ser determinante nesse processo.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 3 maneiras de acompanhar vida escolar do filho sem amedrontá-lo..

1. Visite a escola do seu filho regularmente

As reuniões de pais são marcadas pela coordenação das escolas e geralmente acontecem em datas pontuais, como o início das aulas ou na troca de gestão. Isso acaba ignorando eventuais problemas de aprendizado ou comportamento que seu filho possa ter durante o período letivo.

Sendo assim, não deixe para ir à escola somente quando existem reuniões preestabelecidas ou quando aparecer um problema.

Faça visitas regulares e procure saber o desempenho do seu filho. Isso ajuda a identificar o estágio de um possível problema que ele possa apresentar. Além disso, demonstra aos professores e coordenadores de ensino que você é uma pessoa presente e interessada na vida escolar do seu filho.

2. Crie um vínculo de comunicação

Ficar cobrando de forma ríspida e autoritária as atividades escolares do filho diariamente pode ser algo desestimulante. Isso porque a cobrança gera pressão sob a criança, o que pode fazer com ela pare de gostar de estudar.

Uma postura correta seria criar um vínculo de comunicação mais afetivo e próximo. Em vez de ser sério e rigoroso com a criança, convide-a para bater um papo.

Comece contanto para ela como foi o seu dia e depois pergunte sobre o dela, por exemplo. Assim ela vai sentir mais confortável para falar e você poderá perceber como ela têm se dedicado aos estudos.

3. Acompanhe os deveres de casa

Muitas vezes as crianças têm várias atividades escolares para fazer e acabam não dando conta disso sozinhas. Para complementar a situação, os pais costumam culpar seus filhos pela falta de organização. Isso deve ser evitado!

Tente entender o seu filho. Monte com ele um cronograma de estudos e mostre a ele que você está disposto a ajudá-lo. Essa é uma maneira de acompanhar os deveres de casa e se necessário, ajudar no reforço escolar.

Essas foram algumas maneiras saudáveis e eficientes de acompanhar a vida escolar do seu filho. Em todo processo de ensino, é interessante aproveitar os benefícios da tecnologia para ajudar as crianças nos estudos. Por exemplo, videoaulas online podem impulsionar e complementar o conhecimento aprendido em sala de aula. Além disso, as crianças vão se sentir estimuladas a aprender ainda mais com o contato com recursos audiovisuais.

Gostou dessas informações? Mostre a outros pais como eles podem acompanhar vida escolar do filho sem exagero. Compartilhe esse texto nas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"